Picture
Dores de cabeça de origem cervical, também conhecidas com dores de cabeça cervicogênicas às vezes são mal diagnosticadas como enxaqueca ou cefaléia (dores de cabeça que são extremamente dolorosas e que aparecem periodicamente). 

O padrão das dores de cabeça cervicogênicas é dor irradiada para a frente da cabeça, aos lados da cabeça, ou atrás dos olhos. Este tipo de dor imita outras formas de dores de cabeça, mas a cefaléia cervicogênica apresenta outros sinais, como:
  • Ser agravada por movimentos do pescoço ou posturas
  • Reprodução pela pressão sobre o pescoço em sua parte superior
  • Geralmente começa na base da cabeça, onde o crânio se encontra com pescoço e então se espalha para cima e ao redor da cabeça
  • Pode ser confirmada por um bloqueio do nervo através de uma injeção quando um diagnóstico definitivo é necessário
Provavelmente, uma das condições mais típicas na sociedade, mais de quarenta e dois milhões de pessoas na América sofrem dores de cabeça a cada ano. Geralmente estas dore são nada mais que uma mínima de tensão e estresse, em outros casos são percebidas com fortes dores de cabeça, e em alguns indivíduos são enxaquecas intensas. Lamentavelmente, uma espécie de dor de cabeça que é freqüentemente mal diagnosticadas e ignorada é a dor de cabeça cervicogênica. Por cefaléia cervicogênica, cientificamente entende-se como um desconforto que é específico da cabeça, porém, que tem origem no pescoço. Dores de cabeça cervicogênicas, são similares a outras formas dores de cabeça e variam em cada pessoa.

Como Problemas no Pescoço Podem Causar Dores de Cabeça

Anatomicamente e fisiologicamente, a parte cervical superior das 3 primeiras raízes nervosas (localizado na C1, C2 e C3) compartilham um núcleo de dor (que sinaliza rotas de dor ao cérebro) com o nervo trigêmeo. Este nervo é o principal nervo sensorial que transmite mensagens de seu rosto para o cérebro. A parte superior das três raízes nervosas da coluna cervical enviam fibras em direção à cabeça que convergem para o núcleo trigeminal, que estão localizados no topo da medula espinhal. Estes núcleos levam mensagens de dor através do trato trigemino-cervical. Pense no trato trigemino-cervical como uma estação retransmissora em que os sinais de dor são enviados através de vias nervosas primeiro para o tálamo no mesencéfalo, e depois para a maior região cortical do cérebro. É nesses centros talâmicos e corticais que a dor adquire as suas qualidades de definição, incluindo a gravidade, ou seja, como o corpo deve responder a ela, e onde foi originado.

O cérebro não é bom para definir a localização exata da dor que vem do pescoço. É por isso que o cérebro normalmente se equivoca e percebe a dor originada na coluna cervical superior como dor de cabeça.

Estudos tem observado semelhanças e diferenças entre a cefaléia cervicogênica e as enxaquecas. As duas formas de dor de cabeça impactam tipicamente mulheres e são unilaterais em natureza. Igualmente tanto na cefaléia cervicogênica como na enxaqueca os pacientes reportam:
  • sensibilidade crítica à luz (fotofobia) 
  • sensibilidade ao som (fonofobia) 
  • náuseas ou vómitos 
  • cabeça latejando

Mas, todos esses indicadores são geralmente observados com muito mais frequência em vítimas de enxaqueca. Mas aí é onde  acabam as semelhanças, mesmo porque  enxaquecas não têm qualquer associação com a coluna cervical.

Sintomas

Sinais e sintomas que são específicos a dores de cabeça cervicogênicas como uma notável redução ou minimização da tolerância ao desconforto, o que significa uma redução de intolerância para receber e lidar com o desconforto que acompanham as dores de cabeça cervicogênicas.

Para aqueles que sofrem com esses tipos de dores de cabeça, deve ser dito que, embora a intensidade da dor vai variar de leve a moderada a grave, os sintomas de cefaléia cervicogênica ocorrem diariamente.

Há dois sintomas que geralmente são exclusivos para as pessoas com dores de cabeça cervicogênica. O primeiro é que a dor de cabeça pode ser agravada ou iniciada pelos movimentos da cabeça ou do pescoço. A segunda é que há uma acentuada sensibilidade na região suboccipital.

É óbvio que quando se trata de sintomas de cefaléia cervicogênica, o pescoço desempenha um papel significativo no diagnóstico e avaliação de sintomas. Alguns podem apresentar sintomas que não são aqui tratados e ainda estar sofrendo de dores de cabeça cervicogênica. O correto será dizer que, como cada indivíduo é único, e deve ser diagnosticado e tratado como tal.

Tratamento

O tratamento para uma dor de cabeça cervicogênica envolve uma avaliação das possíveis causas e fatores contribuintes. Uma vez diagnosticada, um médico e um fisioterapeuta são frequentemente consultados para o tratamento. Pesquisas recentes em terapia física no cuidado e tratamento de dores de cabeça cervicogênica e a dor crônica associada a elas, sugerem que o exercício múscular que é intenso o suficiente para melhorar o metabolismo muscular é de benefício. Fortalecimento específico e exercícios de resistência, as vezes também acompanhados por exercícios de alongamento ativo demonstraram ser um tratamento eficaz para dores de cabeça cervicogênicas.

Outros procedimentos da fisioterapia, já bem mais específicos focam normalizar o tecido mole ou disfunção mecânica que provoca as dores de cabeça. Existem também técnicas que são bastante específicas e são utilizadas por profissionais altamente qualificados, como por exemplo técnicas de mobilização do segmento C5-6 (vertebra cercical 5 e 6) para um transtorno da faceta (estrutura localizada na vértebra - ossos que formam a coluna), ou uma técnica de liberação suboccipital, ou mobilização da primeira costela.

Para quem sofre de dores de cabeça que não tem nenhuma contra-indicação, como por exemplo a artrite reumatóide, fisioterapeutas podem realizar a tração manual ou mecânica para fornecer descompressão, quando indicado indicado.

Alterações posturais são as causas mais identificadas pelos fisioterapeutas nos casos de pacientes portadores de dores de cabeça. As pessoas passam grande parte do tempo em uma postura flexionada. Trabalhar no computador, ler, escrever, falar ao telefone requer sempre que estejamos focados em flexionar o corpo para frente.  Isso causa uma sobrecarga significativa nos discos e outras estruturas anatômicas, que podem levar a dores de cabeça e outros problemas. A educação sobre o posicionamento correto é impressindível para prevenir que estas alterações posturais se tornem permanentes.  

Tentar resolver a causa das dores de cabeça ou simplesmente aliviar a dor a longo prazo leva à frustração permanente muitos médicos e pacientes, especialmente com menos opções agora disponíveis ja que vários seguros estão limitando cobertura de vários procedimentos  utlizados pelos médicos.

Para os médicos e pacientes que ainda não tentaram a fisioterapia no tratamento da cefaléia cervicogênica e neuralgia occipital, vale a pena tentar, pois serão agradavelmente surpreendidos com os resultados.

 


Comments

Beth
01/23/2012 07:43

Olá,Tenho 17 anos, tenho sentido muita dor de cabeça, uma vez chega fui para na energencia por que estava com muita dor e luz mim incomodava, quase todo dia agora tenho dor de cabeça, dor na testa,nos lados, perto do ouvido, e nos olhos, a visao chega a ficar rui, fica apareceno umas coisa meia pretas outras claras, parecendo que olhei pro sol e depois olhando pra as coisas,e tenho percebido na parte da lomba que ta ficando mais fundo, não sei se isso estar relacinado as dores de cabeça frequentes, gostaria da sua opniao, que mim ajuda-se nisso, desde já agradeço.

Reply
05/25/2012 01:14

So informative things are provided here, I really happy to read this post, I was just imagine about it and you provided me the correct information I really bookmark it, for further reading, So thanks for sharing the information.

Reply
Dayane
07/02/2012 14:50

Olá Dr. Márcia, muito valiosas suas informações. Eu sinto dor de cabeça frequentemente, já fui ao médico várias vezes. Já fui diagnostica com sinusite, enxaqueca. Fiz tratamento e nada de passar a dor. Além de fazer vários exames de sangue, urina e tomografia. Os médicos nunca batem o martelo, sobre o que está desencandeando a dor. sinto como se doesse no meio da cabeça.
Bom, gostei muito do post. Que Deus a abençoe!

Reply
eliene salesw
08/29/2012 09:32

tenho dor de cabeça quase todos os dias,com muita dor na crrvical

Reply
nanda
05/10/2013 17:25

sou de Portugal ,e acabei de ver este blog muito interessante e estes comentarios ,eu tenho tido muitas dores na cervical que depois origina enchaquecas tem dias seguidos ,dores insuportaveis ,os medicos nao me sabem explicar o que tenho um diz que e musculo outro que é hernia ,por favor doutora ajude me

Reply
fernando
09/01/2013 18:20

Ola dra marcia. ola nanda. Tb sinto algo parecido. Tb sou portugues. Há mais de tres meses q a dor nao pára. começa ou na nuca ou sobre os olhos e centra-se na moleirinha la bem dentro do cerebro como se tivesse um prego espetado. Apanha tb o pescoço as vezes. a dor vai variando de local para local durante o dia mas o pior é na moleirinha. Tenho defeitos de postura pois desde pequeno que não cuidei disso. Espero que seja algo do tipo vertebra q esta a pressionar o nervo. O interssante disto é q deito me com dor e de manha não me doi. Umas duas horas apos levantar comeca o calvario. Estou a fazer um anti dep porque o medico dizia ser cefaleia tensional mas ja passou um mes e melhoras nada. Fiz uma ressonancia da cabeca e acusou espessamento do cortex mas ainda nao fui ao medico mostrar. Tou preocupado.Gostava de um comentario seu, dra marcia. obrigado

12/08/2012 14:09

Reply
Gislaine
02/06/2013 14:44

Alem da dor de cabeça sinto nao direto mas as vezes como agora parece que meu coraçao esta do lado acima da minha orelha na fonte ai nao doi mais fica pulsando e uma sensaçaoada muito rui meu pescoo doi muito levando a dor aos ombros e cabeça perco ate as forças no braços uma lezera. beijos obrig

Reply
04/21/2013 14:56

sofro a 15 anos com dores de cabeça noturna, elas são muito fortes começam no pescoço e se arradiam pelo cérebro, dói muito, ae piora bastante quando durmo com travesseiros um poco mais duros, o engraçado que minha cabeça dói atráz u puoco acima do final da coluna do lado esquerdo e do lado direito chego a ter enjoos

Reply
Jaqueline Santos
05/05/2013 15:55

Olá D. Marcia, muito valiosa as suas informações. Sinto fortes dores de cabeça e elas começam como se fossem em região cervical, pois o meu pescoço dói muito e sua postura interfere na dor, fico com a cabeça em região occiptal entocável. As vezes ela começa como se fosse no pescoço e depois fica unilateral, chegando as vezes dar primeiro de um lado e depois do outro. É uma dor de cabeça insuportável, pois tenho que ir a emêrgência para tomar remédio na veia. Alguns diz ser enxaqueca, mas acho que é a cevicogênica, pois o meu pescoço dói. A região subocciptal fica como se estivesse toda inflamada. Vou tentar esclarecer melhor o tipo de dor de cabeça que tenho, mas infelizmente os profissionais de saúde hoje em dia não estão interessados em descobrir o que temos, mas em medicar para alivio da dor.

Reply
Sónia Santiago
06/26/2013 09:45

Boa tarde!!!

Desde muito nova que tenho sofrido destas dores horríveis de cabeça que nunca são menos de 3/4 dias andei em vários neurologistas e todos me disseram que são enxaquecas mas a verdade é que as dores vêm do pescoço para a cabeça, hoje estou no 5 dia de dores não aguento mais estou farta de tomar medicação e a dor não passa, preciso de ajuda... tomo 100mg de topamax para as enxaquecas....
quando estou assim em crise o meu pescoço fica com um papo inchado...
obrigada

Reply
Jjjjj
07/31/2013 11:44

Vc ja tentou ir em um endocrinologista?

Reply
Sónia Santiago
07/31/2013 11:52

Não nunca fui a tal médico (endocrinologista) nem sei onde procurar tenho que investigar, o que ele faz??? pelo que vi na net ele estuda o sistema endócrino mas o que é isto???
Preciso de ajuda para entender isto.
Obrigada

Sónia Santiago
07/31/2013 11:52

Não nunca fui a tal médico (endocrinologista) nem sei onde procurar tenho que investigar, o que ele faz??? pelo que vi na net ele estuda o sistema endócrino mas o que é isto???
Preciso de ajuda para entender isto.
Obrigada

Sónia Santiago
07/31/2013 11:53

Não nunca fui a tal médico (endocrinologista) nem sei onde procurar tenho que investigar, o que ele faz??? pelo que vi na net ele estuda o sistema endócrino mas o que é isto???
Preciso de ajuda para entender isto.
Obrigada

Sónia Santiago
07/31/2013 11:53

Não nunca fui a tal médico (endocrinologista) nem sei onde procurar tenho que investigar, o que ele faz??? pelo que vi na net ele estuda o sistema endócrino mas o que é isto???
Preciso de ajuda para entender isto.
Obrigada

Rafael
07/29/2013 12:47

Ja passei por otorrino, neurologista, dentista(tratamento de atm) e minha cabeça não melhora por definitivo. Tenho muitas dores no pescoço a qual estrala sempre aliviando um pouco a dor neste momento. Ja me informaram que era labirintite(não deu certo o tratamento), falaram que poderia ser atm(estou com aparelho) já passou 3 meses e não melhorei. Sempre tive muitos problemas no pescoço, dor , estralhar, em ressonância mostrou um desgate pequeno no pescoço. VocÊ acha que pode ser algo relacionado com o pescoço ? As vezes sinto dificuldade para respirar parecendo que tem uma mucosa impedindo a passagem de ar. Tudo isso aconteceu de forma mais grave depois que inventei de andar de avião. Tem quase 1 ano que andei e desde então não tenho uma vida normal mais. Sempre com dor, sempre com visão embaçada. Deixei de jogar futebol, esportes,etc porque não do conta mais de fazer nada. Observei que quando tomo torcilax em maior quantidade 2 ou 3 comprimidos tenho uma melhora significativa, mas não total. Sinto o ouvido tapado as vezes estrala, Parece que tem um caroco ou acumulo de mucosa do lado do auvido. O que acha que poderia ter ?

Reply
andreir
09/17/2013 04:13

Doutora, onde é seu consultório?
ou telefone de contato para eu ser examinado.
grato

Reply
Ana Maria
10/10/2013 09:54

Olá tudo bem !!

Gostaria do seu e-mail para maiores detalhes
Grata
Ana Maria

Reply
Fernando
10/10/2013 12:26

obrigado pela sua resposta. meu email é fcar@ualg.pt

Reply
fernando
10/10/2013 12:27

Obrigado pela sua resposta. meu email é fcar @ ualg.pt

Reply
tatiane
11/10/2013 15:20

Eu também sofro com esse problema de dores que do pescoço sobem pra cabeça e se tornam insuportáveis, não aguento mais tomar remédios pra dores decabeça e nada resolve!
Por favor se você poder me ajudar, me diga oque devo fazer pois não aguento mais isso

Reply
ana rosangela
11/20/2013 14:24

Olá, dra.
Acordo de manhã com forte dor de cabeça, a sensação é de que a cabeça vai "explodir". tenho dificuldade até para andar e falar. Porém em mais ou menos uma hora a dor se vai.Raramente tenho que tomar algum analgésico. A dor começa por volta das 3 horas da manhã e a partir daí mei sono é "dolorido". Já fui em vários especialistas (neuro, ortodontista, otorrino, cárdio, ortopedista etc) e nada dá certo. Estou a cima do peso e totalmente cedentária, depois de ler este post penso em voltar à atividade física, já que quando praticava me sentia melhor ( com menos picos de dores noturnas). O ortopedista me disse que tenho "bico de papagaio" mas que isso não seria suficiente para irradiar tanta dor de cabeça a noite. O que mais posso fazer?

Reply
Cristina
01/15/2014 06:37

Olá, Dra Marcia!

Parabéns pelo blog e pelo artigo... É exatamente o tipo de dor que sinto, a qual vem sendo tratada há 6 anos como enxaqueca, com medicamentos fortíssimos, já quase sem efeito em meu organismo.
Seu artigo foi bastante esclarecedor, irei procurar ajuda!
Muito obrigada!

Reply
01/27/2014 07:07

Gostei do artigo e gostaria que me informasse o endereço do consultório para verificar a possibilidade de marcar uma consulta.

Reply
04/01/2014 19:49

ola por favor tenho dores no corpo inteiro, tenho 52 anos sofro com isto desde os 35, a dor que mais me incomoda e na coluna cervical ela começa a dor no pescoço e logo a dor de cabeça me dando uma enchaqueca com mal estar e ancia de vomito e tambem dores intenssas na face no olhos e uma pressâo muito forte na regiâo da testa, tenho dort no braços e muitas dores, tambem ja fis um cirugia na coluna lombar ernia de disco no qual ainda tenho muitas dores nas pernas vivo com os nervos cesticos inflamados, tenho algumas soluçês para esses problemas, tem dia que nâo quero me levantar da minha cama eu durmo com a dor e levanto com as dores, nâo consigo mais viver com isto, por favor me ajude. obrigado:

Reply
Ana Ferreira
04/08/2014 12:43

Olá Drª
Sou portuguesa, aqui parece haver pouca informação e tratamento para a dor cabeça cervicogênica, tenho varios sintomas hà varios anos que vão ao encontro do que vi neste artigo , tonturas (desequilibrios), sensibilidade à luz e ao som, enxaqueca com aurea, dores de cabeça que começam na nuca e por cima dos olhos, já fiz vários exames que não acusam nada, consultei diversos especialistas e nada, ultimamente fiz manobras com especialista de vertigens posicionamento de cristais. Gostaria que me indicasse alguma especialidade ou tratamento que devo consultar para tentar acabar com este mau estar. Obrigado

Reply



Leave a Reply